1 / 1

Reumatologia

REUMATOLOGIA CABEN

Reumatologista: o que é, do que trata e para que serve?

 

Ao sentir dores nas costas, nos joelhos ou ombros, a primeira coisa que lhe vem em mente é marcar uma consulta com um ortopedista? Pois saiba que talvez o profissional mais indicado para o seu problema possa ser um reumatologista. Embora esses dois profissionais atuem de forma próxima e, em boa parte das vezes, até complementar, é importante conhecer bem cada especialidade para evitar perda de tempo e de dinheiro, compreendendo o que é e do que exatamente trata cada especialista.

O ortopedista deve ser procurado quando ocorre um trauma ou uma torção que resulte em um quadro de dor ou o inchaço. Por sua vez, o reumatologista é o especialista mais indicado quando os sintomas são crônicos e incluem dificuldade de movimento e indícios de inflamação.

Embora muita gente não saiba bem o que é a reumatologia, essa especialidade clínica é essencial para promover a reabilitação física e tratar doenças autoimunes, por exemplo.

As doenças reumáticas são as que mais atingem as pessoas. Estima-se que a lombalgia, por exemplo, atinja cerca de 80% da população ao menos uma vez na vida. Fibromialgia, artrite reumatoide, osteoporose e outras doenças reumáticas também ocorrem com frequência – e não apenas em indivíduos acima de 60 anos, como muitas pessoas acreditam.

Também é importante saber que o reumatologista é responsável pelo tratamento das patologias que acometem os tecidos conjuntivos, tais como tendões, músculos, ligamentos, articulações e ossos. Essa especialidade clínica trata, ao menos, uma centena de doenças reumáticas, que incluem dores na coluna, tendinites, bursites e doenças sistêmicas que podem afetar o bom andamento do sistema nervoso e de órgãos como o coração e os rins.

Neste artigo, falaremos mais a respeito do reumatologista. Acompanhe, a seguir, e entenda o que é  e como se dá a atuação desse profissional, compreendendo quando é hora de procurá-lo.

O que é o reumatologista?

O reumatologista é o especialista da clínica médica que estuda as doenças de origem não traumática que causam dores musculoesqueléticas. Isso quer dizer que ele trata as dores nas articulações, nos músculos e ossos que não tenham sido causadas em virtude de batidas, quedas e torções. Esse profissional também atua na prevenção e no tratamento de doenças do metabolismo ósseo, como a osteoporose, por exemplo.

Embora os sintomas das doenças reumatológicas se manifestem com maior frequência no sistema musculoesquelético, as dores podem ser apenas um indicativo de patologias que acometem outros órgãos, como pulmões. Por esse motivo, o reumatologista tem uma formação bastante completa e complexa que permite que ele adquira conhecimento dos demais sistemas do corpo humano.

Por fim, sobre essa área médica, é importante ressaltar que as dores crônicas podem prejudicar a funcionalidade, limitando – e muito – a vida ativa da população. É importante ressaltar que algumas doenças sistêmicas inflamatórias, quando não diagnosticadas e tratadas precocemente, podem levar à morte do paciente.

Embora as doenças ósseas, como a osteoporose sejam as mais lembradas, as doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e as patologias degenerativas articulares, como a artrose, também fazem parte do leque de problemas de saúde que o médico se dedica a tratar.

O papel desse especialista, no entanto, não é unicamente diagnosticar. O gerenciamento clínico e o tratamento das articulações, dos ossos, músculos e órgãos internos também é feito por ele.

É importante frisar que o médico reumatologista atua em parceria com outros profissionais da saúde para promover um tratamento mais completo aos seus pacientes. Além disso, atua na educação dos enfermos e familiares, provendo valiosas informações sobre como conviver com uma doença reumática crônica e ter mais qualidade de vida. Esse cuidado inclui técnicas de prevenção de incapacidade, uso de medicamentos, dicas para recuperação de funções e para preservar o bem-estar do indivíduo na comunidade na qual ele está inserido.

TODAS AS CONSULTAS SERÃO REALIZADAS PELA NOSSA PARCEIRA , A CLINICA GALENO.

LOCALIZADA NA QSC 3 LOTE 02 – TAGUATINGA.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CLINICA CLIQUE AQUI

Whatsapps CABEN
Veja nossa Política de privacidade antes de iniciar uma conversa.