1 / 1

Oftalmologia

OFTALMOLOGIA CABEN

A visão é um dos sentidos mais importantes para o ser humano. Ela é indispensável para fazer as mais diversas tarefas do dia a dia, desde trabalhar até usar as redes sociais. Perdê-la significa mudar radicalmente o estilo de vida — por isso, é importante ficar de olho na saúde dos olhos e ir a uma consulta com oftalmologista periodicamente.

Muita gente ainda acha que esse médico só faz exames e prescreve óculos para quem tem dificuldades de enxergar. Entretanto, essa é só uma das várias funções dos especialistas em olhos. Para explicar melhor, preparei este texto com os detalhes mais importantes que você precisa saber sobre o oftalmologista. Vem Comigo!

O que faz um oftalmologista?

O oftalmologista é o médico responsável pelo cuidado dos olhos. Ao se especializar nessa área da medicina, ele está apto a fazer exames de vista para diagnosticar doenças, tratar disfunções relacionadas à visão e fazer o acompanhamento. Além de prevenir e tratar, ele também realiza os procedimentos cirúrgicos em casos mais delicados.

Qual a diferença entre o oftalmologista e o oculista?

A oftalmologia é uma área da medicina. Sendo assim, o médico formado nesse campo é responsável por avaliar as disfunções dos olhos dos pacientes, prescrever remédios e emitir receitas para o tratamento. Já o oculista é um profissional de laboratório, encarregado de interpretar as receitas que o médico escreveu e produzir as lentes para os óculos.

Os dois especialistas têm classes e funções diferentes: a medicina é de nível superior, enquanto o oculista é um profissional técnico. Porém, os dois são indispensáveis para a melhora da qualidade de vida do paciente. Se o médico recomendar óculos para você usar, a próxima etapa do tratamento será procurar um oculista.

Quais os problemas tratados pelo oftalmologista?

Muito mais do que o atendimento clínico para receitar óculos, o oftalmologista é o único médico habilitado a tratar várias doenças — muitas ainda desconhecidas de grande parte da população. Por isso, qualquer sintoma serve como um sinal de alerta.

Entre as várias disfunções que são de responsabilidade do oftalmologista, estão:

  • problemas refrativos: miopia, astigmatismo, hipermetropia e outras relacionadas ao foco da visão;
  • catarata: quando o cristalino (a lente do olho) começa a ficar opaca e a pessoa enxerga embaçado;
  • glaucoma: problema nas fibras do nervo óptico, que faz aumentar a pressão do olho e pode até levar à perda da visão em um ou ambos os olhos;
  • estrabismo: falta de alinhamento dos olhos, causado por alguma disfunção nos músculos oculares;
  • daltonismo: mudança na percepção das cores, com origem genética;
  • retinopatia diabética: falhas na visão, causadas por excesso de glicose no sangue, resultante da má alimentação ou herança genética;
  • conjuntivite: inflamação da membrana conjuntiva, causada por bactéria, vírus ou alergias a ácaros e fungos.

Essas são as mais comuns, mas ainda existem muitas outras doenças que são mais raras. Algumas nem apresentam sintomas! Portanto, se desconfiar de que algo não está legal com seus olhos, não perca tempo e procure um médico, combinado?

Quando marcar uma consulta com oftalmologista?

Para garantir o seu bem-estar por mais tempo, é essencial ter atenção e carinho com a saúde ao longo de toda a vida. Entretanto, você não precisa ir ao médico só quando tiver problemas; prevenir também é essencial para enxergar bem toda a vida. Veja quando procurar um especialista em olhos.

TODAS AS CONSULTAS SERÃO REALIZADAS PELA NOSSA PARCEIRA , A CLINICA GALENO.

LOCALIZADA NA QSC 3 LOTE 02 – TAGUATINGA.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CLINICA CLIQUE AQUI

Whatsapps CABEN
Veja nossa Política de privacidade antes de iniciar uma conversa.